Kaizen – Melhorias contínuas
O objetivo é despertar, inspirar e incentivar as pessoas a pensarem de forma criativa e inovadora em todas as suas atividades pessoais e profissionais, a fim de colocar efetivamente em prática suas ideias e soluções. É importante que as pessoas sejam estimuladas a simplificar seus processos e a enxergar oportunidades de melhoria em tudo o que fazem.
Ao colocar em prática suas ideias e soluções, as pessoas poderão trazer benefícios significativos para si mesmas, para a empresa em que trabalham, para seus colegas de trabalho, para seus clientes e, consequentemente, para a sociedade como um todo. Esta abordagem de pensamento inovador e solução de problemas pode levar a uma cultura organizacional mais criativa e colaborativa, aumentando a satisfação dos colaboradores, a fidelidade dos clientes e, finalmente, o sucesso da empresa.
Além disso, ao serem estimuladas a pensar de forma inovadora, as pessoas também poderão desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e solução de problemas, o que pode ter impacto positivo em sua vida pessoal e profissional.
O conceito de Kaizen, também conhecido como melhoria contínua, tem como objetivo envolver todos os membros de uma empresa ou organização em uma jornada contínua de busca por aperfeiçoamento. A ideia é que, juntos, colaboradores de diferentes níveis e áreas possam trabalhar para identificar e solucionar problemas, melhorar processos e produtos, aumentar a eficiência e, consequentemente, a satisfação do cliente.
A implementação do Kaizen pode trazer benefícios significativos para a empresa, tais como aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente. Além disso, este método também pode fomentar uma cultura de colaboração, inovação e melhoria contínua, motivando os colaboradores a contribuírem com suas ideias e soluções para o sucesso da empresa.
Envolver todos os colaboradores em uma jornada de melhoria contínua também pode ter impacto positivo na autoestima e desenvolvimento profissional de cada indivíduo, pois dá a eles a oportunidade de contribuir com suas ideias e soluções e de se sentirem valorizados e importantes para a empresa.
Profissionais que procuram se aprimorar e que atuam em/como:
- Diretores
- Gerentes
- Suprimentos
- Compradores
- CSC (Central de Serviços Compartilhados)
- Manutenção
- Gestão de estoques/materiais/MRO
- Planejamento e controle de produção (PCP)
- Logística
- Supply Chain Management (SCM)
- Gestão da Qualidade
- Recebimento (fiscal e fisico)
- Almoxarifado
- Expedição
- Engenharias (Industrial, Produto, processos, etc..)
- Área fiscal
- Contabilidade
- Profissionais de TI
- Planejamento e controle de materiais (PCM)
Ambiente isolado
Acesso remoto
Sessões gravadas
Dinâmicas aplicadas
- Preleção expositiva.
- Exercício de catalogação preliminar.
- Exercício de caracterização técnica.
- Debates sobre os temas apresentados.
Método de avaliação
- Pré-teste.
- Exercícios de fixação.
- Prova de avaliação (se previamente requerido).
- Pós-teste.
Como sensibilizar e motivar as pessoas a fazerem Kaizen;
Como nasceu a filosofia Kaizen / Histórico;
O que é KAI e o que é ZEN;
Como é o processo de iniciação do Kaizen na empresa, através do ZEN;
Kaizen e o uso da criatividade;
O Kaizen é algo difícil ou fácil de ser entendido, aceito e aplicado efetivamente na empresa?
Porque o processo do Kaizen é muito simples de ser aplicado na prática;
A Semana Kaizen como estratégia de melhoria;
Como registrar os Kaizens realizados, auditoria e premiação dos colaboradores;
Exemplos de Kaizens/Inovação;
Como mudar a cultura da empresa para o Kaizen;
Kaizen orientado para o processo em todos os níveis;
Kaizen orientado para a pessoa/equipe/processo/empresa/sociedade;
Como proceder para uma efetiva implantação do Kaizen numa empresa;
Exemplos práticos de produtos “Kaizenados”;
Exemplos de empresas que aplicam o Kaizen.
Conexão banda larga e estável
Aplicativo Teamviewer instalado desktop/notebook aluno.